Sejam bem vindos!

Obrigado por visitar nosso blog.
Espero que gostem e se divirtam bastante.
Tenha um bom dia.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

TEXTO DO ALUNO ANTÔNIO ROMÃO DOS ANJOS NETO

DIÁRIO DE UM JESUÍTA

10/08/1631 - A chegada ao Brasil

            Quando parti do território português, deixei toda minha família, minha história, minhas conquistas e amigos; por cont de expedições catequéticas com aqueles nativos insignificantes.
            Na quarta-feira, embarquei no porto de uma capitania conhecida como “São Luiz”, lembro-me como se fosse hoje, o dia em que embarquei no porto de São Cristóvão; era quinta-feira, 15 de setembro de 1621; cheio de medo, embarquei numa grande caravela, cheia de caçadores e outros padres jesuítas com a minha mesma missão.
            Vamos montar uma missão, com o objetivo geral de evangelizar e montar uma escola jesuíta.

21/08/1631 - O primeiro dia entre tantos que virão

            Chegamos a colônia há onze dias, que mais me parecem uma eternidade! Tudo muda de ritmo, minhas orações, minha rotina e até minha alimentação; ora que só comia em banquetes luxuosos, agora com ensopado de peixe com ervas.
            A partir deste “almoço” comecei a notar como era grande o amor que os índios tinham por mim e pelos meus outros colegas jesuítas.
            Daqui a apenas dois dias começaremos uma rotina de evangelização com os nativos, mas antes de começar a escola jesuítica, eu e mais dois jesuítas, junto com um índio, vamos em busca de dois pares de índios que sumiram.

29/09/1631 – Retorno ao lar

            Após vários dias na mata conseguimos voltar para a escola, com uma péssima notícia: ambos os quatro foram seduzidos e vendidos como escravos para senhores de engenho.
            No dia em que voltamos, vimos o progresso que fizemos; os índios, juntamente com os outros padres jesuítas construíram uma espécie de cruz.
            A partir de amanhã, minha programação diária, será bem mais cansativa.

30/09/1631 – Novo dia
            A partir de hoje, começarei minha rotina de evangelização. Minha rotina agora será da seguinte maneira:
            - Logo quando o galo canta, eu e os índios nos levantamos para preparar o banquete do amanhecer.
            - Após o banquete, iniciamos nossa exaustiva caminhada de oração, que tem fim horas antes do almoço.
            - Com o fim da oração, os indígenas e alguns jesuítas começam a preparar o almoço.
            - Nós jesuítas, tentamos ensinar os índios a comer alimentos normais, mas eles não se acostumam, e o ensopado de peixe parece agora ser um costume de todos.
            - Após o almoço os nativos começam seus trabalhos normais no campo, nos pastos e nas hortas.
            - Algumas horas depois do inicio dos trabalhos celebramos a Santa Missa e depois iniciamos a “catequese”.
            - Com o anoitecer iniciamos a nossa rotina, para a preparação do “ensopado” e iniciamos o jantar.
            - Após o jantar vamos orar e depois dormir.
            Excepcionalmente aos sábados e domingos os indígenas fazem bolsas de couro e escultura de barro e de madeira.

10/08/1649 – Chega a nossa escola “a arte da caça ao índio”.
            Dezoito anos se passaram desde a nossa chegada a colônia-portuguesa, e só agora os índios começaram a sumir!
            No inicio de nossa escola, tínhamos cerca de 75 indígenas, mas com o passar de alguns anos, os mais velhos foram morrendo, e com o passar de mais tempo, novos índios foram surgindo, e chegamos a ter mais de 175 índios.
            Com o desenvolvimento do bandeirismo e a caça ao índio, muitos de nossos índios foram trancafiados e levados para São Paulo.

21/03/1650 – O melhor aniversário de minha vida!
            Hoje estou comemorando os meus 50 anos, estou aqui, evangelizando, não era bem o aniversário que eu queria!
            Quando o galo cantou, não foi nem necessário a minha presença na preparação do banquete, pois todos os padres e índios, já tinham ido preparar. Isso fez o meu humor melhorar.
            Nas orações, sempre que fechava os olhos, escutava meu nome nas dedicações. O melhor de tudo, é que todas as dedicações eram feitas por índios.
            Na hora do almoço, esperava o ensopado de peixe, e para a minha surpresa, um banquete de frutas e um grande e belo peixe assado.
 

            Na hora dos trabalhos, os índios começaram a fazer esculturas para me presentear, eram incríveis. Até fizeram uma cruz como lembrança daquela que fizeram anos atrás.

       Na Santa Missa, todos os indígenas queriam aproximarem-se de mim. Quando começamos a evangelizar, todos os indígenas estavam tão atentos às minhas palavras.
            No jantar, mais frutas e peixe, estava tudo tão gostoso, que senti vontade que o dia não acabasse mais.
            Quando fui dormir, notei para que tinha vindo e o que tinha feito, puz-me a chorar.
           
16/05/1650 – O dia do Adeus!
            Me sinto pior! Desde o dia que fui à mata e fiquei doente, só tenho piorado, ainda não levantei e... bom, minhas dores só estão piorando.
            Tantos remédios dados pelos índios, e nada funciona, tenho medo que minha hora tenha chegado.
            As dores tomam minhas orações, não consigo mais nem chamar a Deus com o mesmo fervor de antes.
            Tosse, vômitos, dores e principalmente a desidratação. Não tenho ao menos vontade de comer, sinto raiva e estou sem empolgação.
            A morte agora é um perigo eminente, queria só, antes de minha morte rever mais familiares que estão em Portugal.

Testamento
            Meu nome é Francisco Fernandes, sou padre jesuíta e possuo poucos pertences. A maioria de meus pertences são estátuas e túnicas. Desejo que meus pertences sejam divididos da seguinte maneira:
  • Todas as minhas túnicas deverão ser divididas para os novos jesuítas.
  • As estátuas que ganhei dos indígenas, deveram ser divididas e entregues de volta. Aos índios que já morreram, desejo que as estátuas sejam colocadas em seus túmulos.
  • Minhas anotações, e meus livros devem ser entregues a meus familiares que moram em Portugal.
  • E as cruzes que ganhei dos indígenas, desejo que sejam colocadas em meu túmulo.
Quero que todos saibam que meu maior desejo é que chegue ao fim a caça ao índio.



Aluno: Antônio Romão dos Anjos Neto.          Nº 06              Ano: 8º C


Nenhum comentário:

Postar um comentário